quinta-feira, 26 de julho de 2012

Tipos de chás e para que servem


Um estudo feito mostrou que as pessoas que consomem chás e café têm menos chances de desenvolver câncer no cérebro. Outra pesquisa apontou que tomar xícaras de chás ou café previne o coração contra problemas cardíacos. Além de serem diuréticos e conter propriedades antioxidantes, cada tipo de chá consegue trazer um benefício: prevenir diabetes, acalmar, diminuir a TPM. Veja:

Camomila
A camomila alivia dores de cabeça e temefeito calmante é um dos aliados naturais contra a TPM. A erva e o chá de maracujá são indicados para aliviar crises nervosas e sintomas de ansiedade. Além disso, a camomila também ajuda a combater a olheira. Faça o teste: compressas de chá frio de camomila por dez minutos.

Alecrim

O alecrim tem propriedade que combatem a anemia, gripe ou dores por contusões.  Outro exemplo é o efeito anticáries que o alecrim do campo apresentou. O alecrim tem propriedades antioxidantes, quando usado em poucas quantidades.

Chá preto

O chá preto, ou chá vermelho (nome comum na China), é um tipo de bebida corriqueira do mundo ocidental. A bebida e é feita a partir da erva Camellia Sinensis, originária do chá verde. A diferença entre o chá verde e o chá preto é que o segundo passa por um processo de torrefação e assim, ganha um sabor diferente. O chá é ideal como anti-inflamatório, ajuda em processos intestinais e tem propriedades adstringentes.

Chá verde

Conhecido também comobanchá, ou green tea, a bebida ganhou forças pelas propriedades terapêuticas, antioxidantes - capazes de retardar o aparecimento de rugas -, aumenta as defesas da pele contra os raios UVB(responsáveis pela vermelhidão da pele e queimaduras) e previne inflamações. A bebida protege o cérebro de Alzheimer e o corpo do câncer.

Erva-cidreira

O chá é feito a partir da planta Melissa Officinalis e é utilizada comoremédio caseiro para mais de 20 males. Dentre eles, o chá é indicado para amenizar a ansiedade, cólica, febre, flatulências, gripe, insônia e até náuseas. Como tem propriedades calmantes, a erva é indicada para acalmar os ânimos também.

Erva-mate

A erva-mate combate o colesterol ruim em até 12%. Utilizada para fazer o chimarrão no Sul do Brasil, ou o tererê (versão fria do chimarrão) no Sul da Argentina é capaz inibir o envelhecimento precoce.

Boldo

Derivado da planta originária do Chile, o chá de boldo é conhecido por melhorar problemas de estômago, como cólicas, gases, azia, efeitos da bebida alcoólica e gastrite, além de estimular o processo digestivo. O indicado é consumir uma xícara de chá pela noite, mas com moderação, porque o excesso do consumo pode levar às irritações no estômago.

Dente-de-leão
 O chá desta erva é considerado diurético.
Fruto da roseira
 Rico em vitamina C, seu chá pode substituir o suco de laranja.

Hortelã
 Tem ação refrescante e estimulador da digestão.

Sabugueiro
 O chá de sabugueiro alivia os sintomas de gripes e resfriados.

Tomilho
 É recomendado para problemas gastrointestinais, além de aliviar a congestão pulmonar.
Alfazema
 Indicado para insônia, excitação nervosa, alivia nevralias (dores de cabeça), tosse, asma, bronquite.

Arnica
 Analgésico e anti-inflamatório, é indicado para casos de traumatismos, luxações, entorses, hematomas, distensões musculares e ainda como antisséptico em afecções bucais e furúnculos.

Ban-chá
 Depurativo, cuja ação acentua a eliminação de toxinas aumentando a diurese e facilitando a digestão.
Carqueja
 Ação benéfica sobre o fígado e intestino, aliviando azia, má digestão, gastrite, prisão de ventre, etc.

Catuaba
 Tônico do sistema nervoso, ameniza o nervosismo, insônia, fadiga cerebral, impotência sexual, tosse e bronquites.

Cofrey
 Ação terapêutica nas afecções sobre o aparelho respiratório tais como, amigdalite, laringite, faringite. É cicatrizante de fissuras, feridas e abcessos, eczemas, podendo ser usado com cautela em processos internos como úlceras gástricas e duodenais.
Jasmim
 Tônico, indicado contra sonolência e no combate de acessos de asma. Excelente diurético.

Maçã
 Sedativo, digestivo, anti-diarréica e também indicada nos casos de colite.

Malva
 Afecções das vias respiratórias como bronquite, tosses catarrais, laringite e nos processos inflamatórios de boca e garganta, através de bochechos e gargarejos. Antisséptico de vias digestivas e urinárias.

Maracujá
 Dores de cabeça de origem nervosa, ansiedade, insônia, palpitações, perturbações nervosas da menopausa e dores espasmódicas.
Poejo
 Anti-inflamatório, ação espectorante no processos respiratórios como tosses catarrais, antiespamódico e ainda depurativo.

Salvia
 Estimulante estomacal, usado nas atonias digestivas, náuseas, dispepsias, alivia cólicas estomacais, intestinais e mentruais. Indicada nos casos febris com sudorese intensa. Ação antisséptica na higiene bucal e em afecções da pele de origem micótica e feridas.

Stévia
 Adoçante usado nas dietas de emagrecimento, na alimentação infantil e por não interferir na glicemia pode ser usado por diabéticos.


Fonte: http://asabranca87.blogspot.com.br, Blog Brasil, Corpo a corpo

Nenhum comentário:

Postar um comentário